"Urbanismo e Programa Habitacional em Lisboa: o Bairro de Alvalade"

(João Pedro Costa)

O Bairro de Alvalade constitui um paradigma no urbanismo em Portugal. É este o ponto de partida de um estudo que percorre as fontes primárias que documentam o seu processo de planeamento, de urbanização e de edificação, cobrindo um período temporal situado entre o final dos anos 30 e meados dos anos 70.
Nesta investigação, o conhecimento detalhado de Alvalade não se esgota em si mesmo, servindo para sustentar a tese segundo a qual a sua realização se destaca no panorama do urbanismo português: o Bairro de Alvalade é um exemplo ecléctico de desenho urbano.
No Bairro de Alvalade são identificados conceitos urbanísticos retirados de diferentes modelos de cidade e de várias experiências anteriores, alguns constituindo paradigmas no na teoria do urbanismo.
Em Alvalade, esses modelos são aplicados já não pelo seu ideal, mas deles extraindo conceitos, técnicas, e formas particulares - instrumentos nas mãos dos urbanistas.
Não de aderiu ao movimento moderno, não se recriou a cidade-jardim, não se ficou preso a conceitos da cidade tradicional, não se recriou Amsterdão ou algum Siedlung Alemão.
Pelo contrário, os vários modelos e experiências contemporâneos eram bem conhecidos, em cada um foram reconhecidos defeitos e virtudes, cada um foi decomposto em várias características morfológicas com aptidões próprias. No desenho de Alvalade atingiu-se uma síntese superior de vários modelos, reinterpretados numa nova proposta formal.

João Pedro T. A. Costa é Arquitecto (FA-UTL, 1993), Mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea (FA-UTL, 1998) e Doutor em Urbanismo (Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, UPC, 2007).
É Professor Auxiliar no Departamento de Urbanismo da FA-UTL, onde lecciona desde 1996, actualmente com actividade docente nos 1º, 2º e 3º ciclos, e Professor Visitante na Universidade de Barcelona (Programa de Doutoramento Espacio Publico y Regeneración Urbana) desde 2002.
Colaborou entre 1991 e 1997 com o Arq. José Lamas, tendo desenvolvido vários trabalhos premiados e publicados, com destaque para o Prémio Europeu de Urbanismo e Planeamento Regional 1997/1998 (atribuído pela Comissão Europeia, DG XVI – actual DG Regional – e Conselho Europeu dos Urbanistas). Entre 2002 e 2004 foi Assessor e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ordenamento do Território no XV Governo.
Desenvolve actividade de investigação científica, nacional e internacional, com vários projectos financiados (União Europeia, Ministério da Educação e Ciência de Espanha, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Câmara Municipal de Oeiras), nas seguintes áreas de interesse: frentes de água, adaptação a alterações climáticas, reabilitação urbana, politicas urbanas e de ordenamento do território.
É autor de diversas publicações e participa regularmente em fóruns científicos nacionais e internacionais, sendo bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É Director do Jornal Arquitecturas, que fundou em 2005.